domingo, 1 de fevereiro de 2009

Eu, que sou Flamengo até morrer, fui ao ensaio da Mancha Verde e me diverti horrores.

Foi assim. Conversa vai, conversa vem, carnaval se aproxima e um amigo, palmeirense, convida para assistir ao ensaio da "Bateria Puro Balanço" da Mancha Verde – que ele faz parte. Tá bom, vai, eu vou! A empolgação aumentou quando soube que o enredo desse ano é “Pernambuco: uma Nação Cultural”. Pernambuco? Como assim Pernambuco?! Por que não me avisou antes, ô cabeçudo? Eu fui, né? Lógico!
.
Do Palmeiras, só gostava mesmo era do goleiro, “São Marcos”. Nada mais, que eu não vou mentir. Mas vamos combinar que o samba-enredo empolga qualquer pernambucana. Mesmo essa aqui, que tem alma paraibana!
.

Pernambuco: uma Nação Cultural
.

“É garra, é amor, respeito
É força, é vida, é emoção
É com orgulho que sou
E levo por onde for
A Mancha Verde no meu coração

A coragem raiou no horizonte
Vem de lá na embarcação
O mar se arrebenta em seu nome
Batizando a sua formação
O cultivo desperta a cobiça
Entre Holanda e Portugal
Maurício de Nassau, moderna capital
A história se transforma em pintura
Miscigenações, manifestações,
Do folclore, da fé e da cultura
.
Tem frevo de bamba, no samba
Vem amor "forrozear"
Sou Pernambuco, em festa de São João
Eu sou a arte e vou tocar seu coração (refrão)
..
Hoje eu vou pintar e vou bordar minha raiz
Erudito popular, sou poeta arretado
Nesse meu país Artistas de consagração
Pessoas de grande expressão
Assim meu povo se destacou
Meu verde e branco a brilhar
Antes da quarta-feira eu vou festejar
Com devoção, meu pavilhão em primeiro lugar”

.

Foto roubada do Orkut alheio (hihi)
.
O clima do ensaio é um espetáculo e a energia da galera, incluindo o casal de mestre-sala e porta-bandeira mirins, contagia. Tanto que saímos de lá às 4h, bambos de tanto frevo, forró e, claro, samba. Eu, bamba e bem suada (argh). E não e que o chatinho (brincadeira, Alê) até toca direitinho o tal do tamborim?
.

.

,O tocador e os companheiros de samba.

Quem nunca foi, recomendo. Eu tou quase comprando uma fantasia pra desfilar! Tem ensaios às quintas, a partir das 21h, e sábados, às 22h. Os ingressos custam R$10,00 e R$30,00 (Camarote Open Bar). A quadra fica na Av. Abraão Ribeiro, 503, na Barra Funda. Querem saber mais? Acessem o site da escola.
.

Ah, roupas leves (bem leves), hein, pessoas? Pelamooor. Que o negócio esquenta!
.
E, para ouvir o samba-enredo, entrem no portal Pernambuco Nação Cultural. Sim, sim, há um projeto (1), gente! De divulgação da cultura pernambucana pela internet.

.
Curiosidade:
Ano passado, o enredo foi sobre ninguém menos que o paraibano de alma pernambucana Ariano Suassuna – que veio até São Paulo prestigiar o desfile, ele, que odeia viajar de avião – e a escola ficou em 7º lugar (corrijam-me os palmeirenses se não foi bem assim!). Até que o pessoal da Mancha tem bom gosto, não?
.

.
(1) O portal Pernambuco Nação Cultural vem sendo desenvolvido para ser uma rede de comunicação e de divulgação da cultura pernambucana na internet. Idealizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e pelo Instituto InterCidadania (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - Oscip), a página tem como objetivo armazenar, arquivar e exibir qualquer conteúdo – vídeo, áudio, imagem ou texto – que tenha relação com a produção e o consumo artístico local. In: http://www.nacaocultural.pe.gov.br/projeto.php


.

2 comentários:

Mythus disse...

O que mais me morde é que aqui na PB não tem um centro de cultura da raça negra e que também poderia abarcar, claro, cultura das minorias; ou de cultura popular, dança e arte; ou mesmo algum projeto (e não precisa nem ser centro) que incentive a cultura local.

εïз mi disse...

pois me morde também. que a cultura é rica por demais nem se discute. mas cadê, né? incentivo. orgulho de ser paraibano é só slogan pra vender camiseta mesmo.