sábado, 7 de fevereiro de 2009

Ser redatora é coisa importante na vida de uma redatora

Concordam? E hoje é dia de curso. De Redação Publicitária, lógico. Que é preciso amadurecer o texto e, enfim, “pensar ao contrário” como li dia desses (adorei essa coisa de pensar ao contrário, tão moderno, tão contravenção!).

Porque, bem, eu sou jornalista. De carteirinha e tudo (ixi a mensalidade do sindicato tá atrasada!). Não publicitária, né? Mas sou agora redatora. Então só me resta estudar. O remédio é esse, para quase todas as coisas, digo mais. E eu tenho estudado, hein? Pensa o quê? Dá trabalho, meu filho, escrever! Ô se dá...

A contradição é que eu quero mesmo é mudar o mundo. Sei, sei, pretensão e blá, nem ligo. E aí eu tenho que pensar o contrário do contrário. Mas, calma. Duas coisas de cada vez, enfim.

Negócio é que esse danado desse curso é no Senac (bacana, né?) de Santo Amaro. E, assim, nem que eu desenhasse a saga desta pessoa, a minha, pra chegar no danado do lugar, ficaria bem claro. A bagaça é longe, longe. A cura é ler. Em pé, claro. Só para aumentar o nível de dificuldade da partida.
.
Às vezes, muitas delas, tenho a impressão que saí direto de um videogame (será que se escreve assim, com a tal da nova ortografia? Ou já o era, antes disso?).
.
..
ó, a musiquinha é essa aqui!
.

13 comentários:

Mythus disse...

Videogame já se escrevia assim.

"Só para aumentar o nível de dificuldade" foi hilário.

Acabei Douglas Adams, e que venha Borges!

E você? Na reta final do sertão? Vai ter que dar um sprint no final da semana para vencer a aposta?

εïз mi disse...

borges, jura? acabei "o informe de brodie" e estou de namorico com "ficções".

vai ter que rolar um mega sprint, hein? no meu sertão. nem te conto! rsrs

Mythus disse...

Comprei O Aleph, tá já chegando. Enquanto isso, para manter meu triunvirato literário, vou filar o Laerte de Breno. Fagundes é hilário. :^D

εïз mi disse...

"o aleph"? no lo creo. comprei também. será, hein, que começo por ele?

Mythus disse...

Quer ler comigo? É bom que a gente trocas umas ideias.

Então. Eu li o primeiro conto de Ficções, "Tlön, Uqbar, Orbis Tertius". Querendo, tem o texto completo original aqui.

Exclusivamente com o intuito capitalista de dominar o mundo, de construir um monopólio na venda pela internet, de falir todas as livrarias físicas das cidades e de convencer-nos a comprar, O Submarino diz o seguinte:
"Ficções (...) lançado originalmente em 1944 (...) é a obra que trouxe o reconhecimento universal para Jorge Luis Borges(...)."
e
"Publicado em 1949, O aleph é considerado pela crítica um dos pontos culminantes da ficção de Borges." Especificamente sobre o conto que dá título ao livro, "Borges deu a seguinte "explicação" em 1970: "O que a eternidade é para o tempo, o aleph é para o espaço".

Daí, você decide. ;^)

εïз mi disse...

deixei-me levar e comprei os dois. agora, ambos me olham com olhar de "primeiro eu, primeiro eu!"...

tautologico disse...

Digo o mesmo que disse a Túlio: Borges tem contos de vários estilos, mas o negócio é ler primeiro Tlön, Uqbar, Orbis Tertius. Se gostar desse, acho muito difícil nao gostar de Borges. Em O Aleph um bom para começar seria justamente O Aleph. Além desses tem A Biblioteca de Babel, Funes, o Memorioso, El jardín de senderos que se bifurcan, Pierre Menard, autor del Quijote, e muitos outros que são sensacionais.

O livro El Aleph tem um conto chamado El Zahir, que foi de onde Paulo Coelho tirou o título do livro dele.

tautologico disse...

E essa última parte (do Zahir) não tem nada a ver com nada. Nem quer dizer que Paulo Coelho e Borges tenham algo a ver enquanto literatura.

εïз mi disse...

pois eu li hoje. o tal "Tlön, Uqbar, Orbis Tertius". de pé, no trem, tal. viagem nadinha. adorei. só queria mesmo saber como danado se pronuncia isso! é simples assim, como se lê?

tautologico disse...

Boa pergunta, nunca vi em lugar nenhum dizendo como se pronuncia. Eu falo como se lê, exceto que Orbis Tertius eu digo Orbis Tercius.

Mythus disse...

Hey, 'xô dizer: chegou! Borges. O Aleph. Uia! E para felicidade da faxineira daqui, o Submarino mandou um monte de plástico-bolha.

εïз mi disse...

plástico-bolha não recebi. mas uma caixa de "cheetos" de isopor, isso sim!

εïз mi disse...

genteeeee, eu li todos os livros que tenho dele e adoooourei. pena que esses todos são, apenas, três!