quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Tem que ter cara pra ser nordestino?

Da série_Orgulho de ser nordestina ou Paraíba, sim senhor!

Agora sim vamos ao âmago da questão, que é: tem que ter cara pra ser nordestino? Como assim alguém pode pensar ser um elogio dizer “mas você não parece ser nordestina!”.

Pois não é raro me acontecer tais elogios (!). Também não me é incomum ouvir “mas você não tem sotaque”. Pareço. Tenho. Sou. Nasci em Palmares, município bem pequeno, mas bem pequeno, do Estado de Pernambuco, que fica no Nordeste. Isso porque a cidade que os meus pais moravam em 1982 era ainda menor, não havia hospital ou as condições não eram tão boas assim. Fui criada mesmo em João Pessoa, capital da Paraíba, com pouco mais de 700 mil habitantes, que também fica no Nordeste, muito prazer, onde a minha alma, suspeito, ainda habita.

De amigos, a mocinhos que se conhece por aí, nas baladas, esses “galanteios”, vocês me deem licença para usar aspas. Outro dia foi um taxista. A senhora é de onde? João Pessoa, Paraíba, conhece? A senhora é nordestina? Sou sim. Ah, mas não parece! Mas por que não pareço? Ah, moça, a senhora vá me desculpar eu falar assim, mas os nordestinos são “tudo acabado”, aquele povo feio, sofrido, feio mesmo. A senhora é bonita, me desculpe dizer assim. Mas a senhora é muito bonita, nem parece que é de lá. Imagina, moço, o povo de lá é bonito sim! Não, moça. Os nordestinos que vêm pra cá são “tudo feio”, vá me desculpando.

Tudo bem que o senhorzinho do taxi, do jeito distorcido dele, estava tentando mesmo era ser gentil. Mas faço da indignação da minha mãe, Solange de Mélo (mãe, olha tu aqui no Coisas!), também nordestina, que nasceu e se criou no interior, em engenhos de açúcar, a minha: Brasileiro é brasileiro e são (somos) todos iguais, oras! Tem cara pra ser nordestino? Tem que faltar os dentes? Ser desnutrido e com a pele engilhada do sol? Esse povo precisa é conhecer o Brasil e, melhor ainda, o Nordeste. Não se sabe nem o que é Norte e Nordeste!

Sim, sim. É importante, importantíssimo, fazer essa distinção. Porque as pessoas, muitas delas, acham que da Bahia para cima, tudo é Norte. Até mesmo os nordestinos, os que migraram há muito tempo para essas bandas, se esqueceram do nome da nossa região, pode?

Mas não me vá ofender ninguém, hein, Mila? Não, não, mãe. Só quero ser.

15 comentários:

tautologico disse...

Nordestino é feio, como negro é feio. Nordestino é burro também, como negro é burro. Preconceito padrão, mas claro que é chato.

Unknown disse...

Meninooooooooooo olha lá o que fala!! ou melhor escreve. olha olha!!!

εïз mi disse...

*pois imagina ser mulher, vir do nordeste e me embrenhar nesta selva. só me falta ser negra pra completar a trindade.

*mãe, ironia. só te digo isso.

Mythus disse...

Ainda me lembro uma vez que eu disse que era "autenticamente candango". E uma pessoa me corrigiu dizendo que e deveria dizer "brasiliense", porque quem nasce em Brasília era isso e não aquilo. O outro é um termo degradante, também dado ao brasiliense, em especial ao imigrantes do nordeste, que vieram construir a cidade. Eu ratifiquei o que tinha dito: pois é isso o que sou: filho de paraibanos, em especial de um engenheiro civil, que veio para Brasília a convite. Eu é que nasci de enxerido, nessas bandas.

Unknown disse...

Brasileiro é brasileiro e pronto, não importa onde nasceu, já não basta o preconceito que a gente sofre fora do Brasil? aqui dentro devia ser tudo unidinhos né isso?

Anônimo disse...

Bom, então acho que você entende a minha raiva, quando visito estados lotados de nordestino, eu sendo louro e sulista, sou tratado como "estrangeiro."

Outro dia, no Rio, comendo uma feijoada e conversando em alto e bom som em português com minha esposa (uma mulata cujo sobrenome é holandês, devido à família catarinense), o garçom (nordestino), se aproximou dela e disse-lhe "diz pra ele que tem que pagar 10%, porque gringo não sabe."

Ou seja, estereótipos têm mão-dupla, não é?

Acho que o irrita as pessoas com relação aos nordestinos é isso: a ignorância. Somado a um certo "caldo de cultura" (misticismo, resignação), fica criada essa imagem...

εïз mi disse...

sim. têm ida e volta, sem dúvida. mas não há como se negar a inferioridade com a qual os nordestinos são tratados. mais uma vez: ignorância.

só deixemos bem claro que o nordestino que tentou cobrar os 10% o fez porque é safado. e não porque é nordestino. e aí, colega, reside toda a diferença!

SHUELLEN disse...

EU AMO VC CARLOS FERNANDO
VI Q VOCÊ É TUDO QUE EU SONHEI
TUDO QUE UM DIA IMAGINEI
QUERO TE AMAR
SEM CORRER O RISCOTE VOCÊ NÃO ME ACEITAR.

EU TE AMO!

ASS:SHUELLEN DANTAS GUTTIERRES

Anônimo disse...

Brasileiro é brasileiro o cacete, Paulista é uam coisa, o resto é resto.

E nordestino é feio sim, no geral é um povo sem dentes e com cara de morto de fome.

celregis disse...

Por que a elite nordestina é tão deslumbrada por SP? Será por que não tem mais nada a fazer? Ao passo que no NE, tem muito o que ser feito?

Eduardo disse...

O amigo a cima falou que as pessoas nordestinas são deslumbradas por São Paulo, pode ser que isso ainda aconteça com pessoas muito pobres, de cidades bem pequenas e sem grau de escolaridade onde pesam que só São Paulo é capaz de oferecer alguma coisa, antigamente muitos nordestinos pensavam isso, mas hoje em dia com o avanço da informação, eles saem da cidade para ir as capitais dos seus estados e não à São Paulo e eu garanto que conseguem muita coisa. Grande parte do preconceito contra nordestinos é por culpa da imprensa que só mostra os lugares pobres do Nordeste, ora, se só mostrassem os lugares pobres de São Paulo, ou de toda a região Sudeste, ou de qualquer outra região do Brasil, era isso que iam pensar, só se lembram do Nordeste no Carnaval ou São João. Só que existe muito a ser mostrado pela imprensa além disso. Em qualquer lugar existem pessoas feias, se muitos acham que só no Nordeste é assim, você são cegos? Nunca olharam para pessoas de suas regiões? Como sou de Pernambuco, vou falar do meu estado. Já vieram em Recife? Suponho que muitos que falam do Nordeste nunca tenham vindo aqui, vão em um shopping, na praia de Boa Viagem ou andem por todo o Recife e façam uma comparação entre pessoas feias e bonitas. É difícil encontrar pessoas feias. Não quero dizer que aqui existem mulheres mais bonitas que nos demais lugares do Brasil, o Brasil é um país de pessoas lindas, vejam as gaúchas, mineiras, cariocas, claro, pernambucanas, e obviamente as dos demais estados. Me deixa profundamente triste essa desunião entre os brasileiros. Se você é brasileiro, conheça o país por inteiro. Fiquem com DEUS.

Anônimo disse...

axo isso tudo uma babaquise dessa galera do sul e demais estados..sou do nordeste e conheco o mundo,o preconceito dessa galera ai e parecida com o preconceito q o europeu tem com o brasileiro..somos todos iguais..mortos de frome..ingnorantes trapaceiros e desonestos..ou sera q somos alemaes,ou ingleses?..saude e muito celebro pra cada um de voces.

Anônimo disse...

Vocês que ficam dizendo que todo nordestino é ignorante, feio, com cara de morto de fome..., mas eu aposto que a maioria nunca foi ao nordeste e não sabe nem da metade da sua cultura tão rica e vasta e julgam os nordestinos a partir do que a mídia diz, onde só existem os aspectos negativos da região, miséria, fome, ignorância... e as belas praias de salvador, recife, fortaleza , maceió e as demais lindas paisagens onde ficam? Com certeza elas não contam não é mesmo? Agora realmente vocês acham que as pessoas que se encontram nessa situação de pobreza extrema estão por que querem? Elas não têm escolha, não. A culpa é do governo que não oferece educação, segurança, saúde, condição de vida de qualidade. Se elas são ignorantes é porque o governo não cumpre o seu papel direito, além do mais é muito melhor pra ele que as pessoas não possam reivindicar seus direitos,serem conscientes. E como se não bastasse, vocês ainda vêm com esse preconceitozinho elitista, rídiculo! A situação já é péssima e vocês ainda ajudam a piorar? Se preferem continuar com essa discriminação, que pena então, porque na verdade vocês não são melhores que ninguém, tão se iludindo porque querem.

Anônimo disse...

Se são brasileiros de verdade, passem a respeitar o Brasil e suas diferenças sociais e culturais. E lembrem-se: o nosso país ainda vive na condição de país de terceiro mundo e falta muito para vocês terem um motivo pelo qual se gabar.
OBS.: Abrir a boca pra falar que nordestino é tudo feio pode ser considerado até falta de cultura, porque pode ter certeza que você não precisa andar muito pelas ruas de recife, salvador, fortaleza pra achar gente bonita, só exemplo. Além dos artistas como Caetano, Maria betânia, Gil, Gal Costa... que são baianos e assim vai.

Anônimo disse...

MORTE AOS NORDESTINOS, "HEIL HITLER" ADORO QUANDO OS SKINHEADS DAO PORRADAS E MATAM OS NORDESTINOS