quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Noturno: carregando as criaturas que a luz expulsou

Nem só de coletivos vive o Coisas. Pois. Numa segunda, há cerca de duas semanas (será?), lá fomos nós, Coisas e eu, a convite do namorado – que não curte mesmo essa coisa de blog (que coisa!) ao teatro.

A peça é Noturno, um musical que foi escrito por Oswaldo Montenegro e completa 18 anos – é o espetáculo mais antigo da Oficina dos Menestréis, com estréia em São Paulo em 1991. O elenco é formado pelos (empenhados) alunos do teatro-escola – será que posso chamar assim? – que participam dos cursos e workshops ministrados pela Oficina. São 50 menestréis (não, antes que alguém pergunte, eu não contei, li no site), que cantam, dançam, atuam... se jogam num figurino preto. No escuro. Que acolhe todas as criaturas que a luz expulsou.

Precisa dizer que o tema é a noite paulistana, que é “o horário do amor e dos mistérios”? Os esquetes retratam a boemia e também a violência, o trânsito, encontros, cenas do cotidiano... coisas de cidade grande.

No total escuro. É assim que o espetáculo começa. E é assim também que boa parte dele se desenrola. Os atores aparecem e desaparecem do palco em poucos segundos: reaparecem no meio da plateia, nas paredes, na cruz instalada numa das laterais.

Além dos alunos, o elenco de apoio é formado por uma banda e cantores que eu achei coisa sensacional, com uma trilha sonora pra lá de bacana. E tudo isso sob a direção de Deto Montenegro, irmão do autor e compositor, que também comanda o jogo de iluminação, ora alegre, ora sombria – que, believe, faz toda a diferença no espetáculo.

Ó uma das músicas:

Criaturas da Noite (Oswaldo Montenegro)

Eu tenho medo de ver

As criaturas da noite

Estátuas sem rosto me olhando eu já vi

As criaturas da noite

O noturno véu, porcelana lua de luz violeta

Brilha de néon no céu, porcelana lua de luz violeta

Eu tenho medo de ver...


Vai lá, que o Coisas recomenda!
Mas vai de roupas bem levinhas, que vou te contar, hein? O calor que anda fazendo no teatro. Patrocínio, por favor?

Teatro Dias Gomes

Rua Domingos de Moraes, 348, Vila Mariana, São Paulo – SP

Temporada: de 05/10 a 01/12/2009

Segundas e terças, às 21h
Ingresso: R$ 20,00
Informações: (11) 5575-7472
Site: http://www.oficinadosmenestreis.com.br/old/pecas.htm

5 comentários:

.ailton. disse...

não gosta de blogs, hein?

εïз mi disse...

nem um pouco, hein? só te digo isso! hahaha

Isabella Araújo (Zabella) disse...

hummmmm... coisas interessantes!! ;)

.ailton. disse...

quem nao gosta de blog, bom sujeito nao é.
é ruim da cabeça ou doente do pé.

Anônimo disse...

Good fill someone in on and this enter helped me alot in my college assignement. Gratefulness you as your information.