Não fazia eu idéia. Descobri sua genialidade, sem fazer muito esforço, na Exposição Leonardo Da Vinci – A Exibição de um Gênio, em mostra na OCA – Parque do Ibirapuera. Pode parecer exagero. "Genialidade" e tal. Mas, sim, ele era um gênio. Um amigo falou que se sentira um tanto quanto inútil, ao sair da exposição: “Pô, o cara pensou em tudo. Não deixou quase nada pra gente inventar!”.
OCA, à esquerda. Em detalhe, Leonardo Da Vinci.A mostra, que não traz suas obras originais1, por causa do custo do seguro, está dividida em vários segmentos. Em “Estudos Anatômicos”, vemos desenhos de ossos, nervos, tendões, músculos e órgãos internos que não deixam nada a dever à exposição sobre o corpo humano, que ocorre simultaneamente na OCA. Da Vinci – para quem “o homem é o modelo do mundo” – é considerado o primeiro naturalista. Entendemos o porquê no vídeo que explica a proporção divina, a “razão áurea” (1: 1.618) do famoso Homem Vitruviano. Podemos assistir a um outro vídeo, sobre A Última Ceia – é, aquele famoso quadro que ficou ainda mais conhecido com a polêmica lançada em “O Código Da Vinci”, de Dan Brown. Já “A Arte da Renascença” traz algumas reproduções de telas como A Virgem dos Rochedos, Madona Benois e a própria Mona Lisa.
Estudos anatômicos (Divulgação)
O Homem Vitruviano (Divulgação)
“A água é a força motora de toda a natureza”, segundo Leonardo Da Vinci. E parte da mostra é reservada às "Máquinas Hidráulicas e Aquáticas”, com invenções como: nadadeiras, bóias salva-vidas, barcos, cascos, equipamento para respiração subaquática e nada menos que o submarino. Nem todos os seus inventos foram voltados para bem da humanidade, digamos assim. O segmento "Arte da Guerra" mostra diversos artefatos bélicos, entre eles: canhão a vapor, desenho de armas, catapulta, tanque, carro para atacar fortificação, escada de assalto rolante, metralhadora de cinco registros e multidirecional. Da Vinci projetou uma ponte de emergência para propósitos militares sem amarras ou suportes (quem estiver disposto pode sentar-se no chão da OCA e tentar montar uma miniatura). E, como se não bastasse, foi também ele quem inventou a bala e a bala ogival.
A “cidade ideal” foi idealizada pelo artista-arquiteto. E não pára por aí. Leonardo projetou ampla maquinaria de uso civil, por exemplo: máquina para filetar parafuso, máquina de escavação, broca horizontal e o primeiro automóvel, claro! Sabe a bicicleta? Agradeça a ele também.
Bicicleta (Divulgação)
Na parte de “Instrumentos Musicais e Ópticos”, nos deparamos com instrumentos, no mínimo, curiosos, como o piano portátil e a flauta dupla, e com o ponto de luz, mais conhecido atualmente como projetor. Em “Estudos sobre Física e Mecânica”, é permitido manusear vários projetos. São rolamentos, rodas de vôos, alavanca, série de cárter, mecanismo de travamento automático – utilizado em catapultas –, entre outros.
Em "O pai da aviação", conhecemos seu estudo sobre a asa, o planador (asa em movimento), a asa delta, o pára-quedas (em forma de pirâmide), o parafuso aéreo – com elementos bem parecidos com os do nosso atual helicóptero – e a “máquina de vôo”, um dos desenhos mais famosos quando falamos de vôo humano. Então, resta alguma dúvida de que Da Vinci foi - e ainda é - “o cara”?
1 As peças expostas foram fabricadas por artesãos italianos.
Para os interessados:
Exposição Leonardo da Vinci - A Exibição de um Gênio Local: OCA - Parque do Ibirapuera - Portão 03 (1º andar) Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº Horários: de segunda à sexta-feira, das 9h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h Classificação etária: Livre - menores de 12 anos apenas acompanhados do responsável Preço: R$ 30 (inteira) - R$ 15 (meia-entrada). Crianças de 0 a 2 anos têm entrada gratuita. E de 3 a 6 anos, meia-entrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário